terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Considerações sobre Belo Monte...


Olá caros leitores, a vc que não fica 100% do seu tempo na internet no face book, após alguns meses sem postar vou falar de um assunto que ta rolando AGORA na boca do povo: A construção da usina hidrelétrica de belo monte.

Vamos voltar no tempo no inicio dessa historia, pq o povo ta sabendo disso agora com o envolvimento de atores globais, pelo movimento “Xingu livre”, mas tudo começou em 1975 com o “inventario hidroeletrico da bacia hidrográfica do rio Xingu” em 1980 a eletronorte começou a fazer estudos de viabilidade de hidreletrica para os rios da Amazonia e em 1989 teve o 1º encontro dos povo indiginas do Xingu que realizado em Altamira / PA. Um dos índios enfiou uma faca como sinal de protesto na cara do presidente da Eletronorte (Jozé antonio Muniz), discordando da construção da hidroeletrica.
Logo após começaram as manifestações internacionais contra a usina.
Nessa época o Brasil tinha muitas dividas e precisava e precisava mto do FMI Lembram? Então não teve como construir Belo Monte.
Mas hoje o Brasil pra quem não sabe tem mto dinheiro, nota-se pelo salario extravagante de nossos parlamentares, sem contar nos “auxilio-qualquer coisa”
e a copa do mundo q serão gastos R$ 33 bilhões. Mas essa é uma outra historia.
Agora com toda a (NOSSA) grana q o Brasil esbanja, quer construir a belo monte, mas fizeram modificações para prejudicar menos os indios pra não ter mais conflitos (facadas).
Em 2002 foi contratada uma empresa pelo governo pra resolver como seria vendida belo monte.
Em 2006 mais brigas rolaram com os indios mais facada na cara. Ee ficou aquela polemica pra fazer o “EIA-RIMA” (Estudo de impacto ambiental, Relatorio de impacto do meio ambiente) necessário para construção de qualquer empreendimento em qualquer ambiente.
Quando foi feito (Porcamente), foram constados 32 impactos com a construção de Belo Monte, desses 32 apenas 4 são positivos, mais tarde foi feito uma analise desse EIA-RIMA por 27 especialistas mais 18 colaboradores, onde mostram os verdadeiros impactos q a usina causara, deixarei aqui o link dessa análise de 230paginas http://www.internationalrivers.org/files/Belo%20Monte%20pareceres%20IBAMA_onl...

Mto mais coisas envolvem a construção dessa usina alem dos indios, a cidade de Altamira/PA é a que fica mais perto de Belo Montes, pessoas que irão para lá trabalhar precisarão morar em algum lugar, o numero de pessoas aumentará mto, e as pessoas tbm comem e produzem dejetos, logo a cidade vai precisar crescer e melhor sua infra estrutura (o que não esta acontecendo) o povo vai construir mais, desmatar mais, mais shopping, estacionamentos, estradas etc...
Vai acabar de destruir o que já foi mto danificado, fazendo varias especies se extinguirem, com aconteceu com o baiji uma espécie de boto chinês, quando construíram a usina hidroelétrica das 3 gargantas.
Mas a verdade é que não se há mto o que fazer a não ser aproveitar os ultimos suspiros de um mundo moribundo, com essa destruição em massa que estão fazendo e colocando a culpa no povo, sendo a os unicos responsáveis pela destruição da nossa terra são as grandes empresas!
Se vc acha que sou muito pessimista é só ver nosso novo código ambiental...



Curiosidade: Em 2010 o Diretor do block buster “Avatar” James Cameron e a atriz Sigourney Weaver fizeram parte de uma manifestação contra Belo Monte.
A pergunta que eu te faço é a seguinte:

PORQUE NINGUEM FICOU SABENDO DISSO NO BRASIL ANO PASSADO?


...

Nenhum comentário:

Postar um comentário