sábado, 30 de abril de 2011

O homem e a eterna busca pelo Etéreo.



Mês passado tive a oportunidade de curtir um show da banda "ponto de equilíbrio" com meu irmão e um bom amigo de Niterói (guilermão) na fundição na lapa. Eu como um bom observador incorrigível não pude deixar d analisar as pessoas, o ambiente e como elas se comportavam.
Durante o show a banda agia de uma maneira muito similar a de vários grupos religiosos, falo isso por conhecer e presenciar diversas praticas religiosas, a musica fazia com que eles entrassem em um tipo de êxtase e começassem uma dança sem sentido expressando toda aquela energia que rolava dentro do show, e isso levava muitos no local a entrar na mesma sintonia.

Por experiências próprias e acumulo de conhecimento, venho observando essa eterna busca do homem pelo etéreo, seja utilizando de substâncias psicoativas que ajudam nessa sensação, ou seja, fazendo jejum e vigília diminuindo o nível de ATP no cérebro facilitando alucinações por alto indução, o objetivo é no fim é o mesmo, "sentir o sobre natural" no caso dos cristãos "o espírito santo", pros budistas "alcançar o nirvana" e por aí vai as diversas religiões pelo mundo, umas muito antigas outras mais novas, mais adequadas a sociedade moderna em alguns aspectos, algumas pregando a prepotências e intolerância, outras criando pseudociência, umas até mesmo promovendo destruição e desrespeito pela vida humana, mas todas baseadas na necessidade q o homem tem pela busca do etéreo, o problema d tudo isso é que essa busca pode t deixar cego para coisas que são obvias e naturais na vida e tornar algo tão absurdo como "a arca de Noé" e "adão e Eva" uma verdade incontestável.
Mas o objetivo aqui não é criticar o cristianismo, mas sim, mostrar q toda essa estória de sobrenatural, deuses, anjos, demônios etc... É só uma questão simples: É natural de o homem buscar o etéreo, até hoje em toda a historia nunca se encontrou um assentamento de pessoas que não tivesse uma crença religiosa, as religiões mais antigas nasceram assim da necessidade do homem de explicar coisas que ele não podia entender, com o decorrer da evolução do pensamento as religiões foram perdendo força porque conseguimos entender e explicar muitos coisas q não podíamos, e é só uma questão d tempo para q muitas coisas que hoje são tidas como sobrenaturais sejam entendidas um dia, então a religião ira novamente se adaptar aos novos tempos, mas sempre mantendo seus famosos dogmas irracionais, ou pode ser q não... o que será q nos aguarda nessa era de aquário? Tudo depende de nos que somos responsáveis pela formação da próxima geração.

6 comentários:

  1. Saudações Dougão!
    Texto muito bem escrito condiz exatamente com meu ponto de vita. É muito mais cômodo pras pessoas acreditarem em criaturas míticas e contos de fadas do que buscar uma resposta científica.
    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  2. é... menos eucaristia e mais eucarionte

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo, eu fiquei por muito tempo na igreja católica vivendo a forma de vida que eles definirão como padrão, hoje em dia não acredito mais em uma religião, pois no meu ponto de vista a religião domina as pessoas com o medo, a religião as faz acreditar que se as pessoas não seguirem as leis de deus e algumas leis que eles continuam a inventar iremos todos sofrer pela eternidade.
    Bom essa foi a conclusão que tirei depois de alguns anos dentro da igreja, sei q fugi um pouco do assunto mais gostaria de dar essa e muitas outros pensamentos que tenho e aqui me senti a vontade de falar.
    Não que eu queira criticar quem segue a religião, apenas estou colocando minha opinião.
    Abç...

    ResponderExcluir
  4. Esse é o Douglas sempre postando seus grandes pensamentos maneiros! Ae tah ficando maneiro o blog em cara! Show de bola cara! Abração!

    ResponderExcluir
  5. É como eu já ouvi falar no Discovery: “Nós não estamos mais na Idade Média para termos religião, nós estamos em pleno século XXI a Idade da Ciência.”
    Eu acho que nós meros seres humanos, primatas de um planeta minúsculo comparado ao universo, somos incapazes de entender nem o nosso sistema cerebral, vcs acham que somos capazes de entender a formação do planeta, como surgiu?
    Nós só vamos saber disso depois de muitos milênios de evolução.

    ResponderExcluir
  6. Estava em casa pensando um pouco e cheguei a outra pergunta que não quer resposta, tantas pessoas com fome, falta de saúde e outros problemas piores(se existe um pior) porque a maioria da população continua em uma competição onde o objetivo é provar que a outra religião está errada ? Se todos admitimos que esses são os problemas que precisam de solução urgente porque não nos juntamos em uma causa maior ?

    ResponderExcluir