segunda-feira, 23 de maio de 2011

Desmistificando o amor




É comum alguém argumentar que a explicação científica de algum assunto tira a poesia e beleza das coisas. Acho que não preciso detalhar que isso é um absurdo, seria o mesmo que achar que um churrasco perde o sabor porque conhece a estrutura de uma proteína.
Então segura às pontas, porque a ciência já tem um bom conhecimento dos mecanismos do amor.

O desejo sexual é potencializado pela dopamina, um neurohormônio produzido pelo hipotálamo que provoca a liberação de testosterona, hormônio que desperta o desejo sexual. O amor é uma sensação de união que é reforçada pela presença de ocitocina, que é sintetizada no hipotálamo e secretada no sangue pela pituitária. Em mulheres, a ocitocina estimula as contrações do parto, lactação (amamentação) e amor maternal. Tanto em homens quanto em mulheres esta aumenta durante o sexo e explode durante o orgasmo, tendo influência na união do casal.
Alguém vai deixar de amar depois de ler esta explicação?!
As pessoas normalmente tratam essa questão do amor de uma forma muito moralista, até mesmo divina, e ver o amor carregado com os dogmas do nosso moralismo acaba que por fim nos privando de viver muitas experiências boas, Então vivamos e amemos intensamente da maneira que nos de mais prazer.
Não julguem alguém por querer experimentar essa liberdade, se não tens coragem continue vivendo dentro de suas limitações sem expor sua arrogância, querendo que outras pessoas sejam iguais, só para tornar sua infelicidade algo mais suportável, Porque quem é feliz não perde seu tempo criticando a maneira de amar e viver dos que estãoa sua volta!

Muito amor pra todos, rs...

Um comentário:

  1. pois é, lendo esse post e refletindo sobre experiências vividas com tipos diferentes de mulheres, percebi uma coisa... mulheres que são desprendidas dos dogmas que envolvem relações sexuais pedem para usar camisinha, enquanto isso, as "tímidas" não só não pedem como evitam que seu parceiro ponha a camisinha, pois se ele o fizer, isso dará um tempo para que ela lembre que tudo que ensinaram a ela até ali diz que fazer o que seu corpo manda é errado, isso faz com que os homens não usem camisinha nessas situações. dogmas sexuais são transmitidos com o intuito de proteger os jovens, entretanto acredito que em muito estes fazem parte do problema pois muitas barrigas cresceram e muitas doenças foram passadas por conta desta cultura ultrapassada.

    ResponderExcluir